10/05/2024
A experiência do usuário deveria ser uma preocupação de todas as empresas, especialmente daquelas que possuem plataformas online ou produtos digitais e que estão investindo em transformação [...]
Leia mais10 Maio 2024
As soluções de inteligência artificial têm se mostrado cada dia mais estratégicas para a boa performance dos negócios. Este é o momento ideal para que as empresas comecem a priorizar esse tipo de tecnologia em suas rotinas produtivas e operações.
Para quem ainda não sabe, inteligência artificial, ou IA, é o campo dentro da ciência da computação que trabalha com o desenvolvimento de computadores inteligentes.
Sabe quando você programa um chatbot para identificar padrões e fazer o atendimento virtual ao cliente em um site? Então, essa capacidade que a máquina tem de responder às perguntas dos/as consumidores/as de forma automatizada tem como base a inteligência artificial, mais especificamente o machine learning, ou aprendizado de máquina.
Esse tipo de tecnologia vem sendo implementado para otimizar os negócios, reduzir custos, gerar mais eficiência e aumentar a segurança dos processos. Basicamente, a inteligência artificial trabalha com grandes quantidades de dados, faz análises e entende o comportamento dos usuários.
As soluções de IA já são muito utilizadas em cibersegurança, principalmente para detectar possíveis fraudes. Pense em quando você tenta fazer uma transação atípica no seu internet banking e logo recebe um SMS relatando a transação.
A inteligência artificial também está nos programas de recomendações de produtos e serviços, que são os anúncios que aparecem para você de acordo com o seu comportamento e suas buscas online.
Há ainda soluções de IA sendo usadas em logística, no agronegócio, na saúde, nas finanças, no marketing, no entretenimento e em muitos outros campos.
Amazon, Google, Facebook e outras gigantes do mercado tecnológico já trabalham com soluções complexas de inteligência artificial, e a tendência para o futuro é que mais empresas, mesmo os pequenos e médios negócios, também comecem a aderir a essa tecnologia.
Existem várias soluções sofisticadas de inteligência artificial em desenvolvimento, em fase de protótipos e sendo utilizadas em países como China e Estados Unidos, que são duas potências nessa área.
No Brasil, a tecnologia de IA que está mais democratizada é, sem dúvida, o chatbot, usado no varejo e na área de relacionamento com o cliente. Essas soluções de inteligência artificial são ideais para ajudar as empresas a lidarem com um fluxo crescente de demandas e dados dos/as clientes, principalmente para os negócios que atuam com varejo online.
No Brasil, esse tipo de tecnologia ainda está em fase de amadurecimento e é preciso que as empresas se abram para a aplicação dessas inovações. A inteligência artificial pode aprimorar modelos de negócios, oferecer experiências mais positivas aos/as clientes e trazer mais lucro e eficiência.
Para as empresas que ainda não utilizam soluções de IA, mas querem experimentá-las, uma boa dica é investir no uso de Inteligência Artificial como Serviço em Nuvem. Alguns pontos são importantes e devem ser considerados pelos negócios que desejam implementar IA, como:
Se você acha que está na hora de investir em Inteligência Artificial para alavancar o seu negócio, fale com a equipe da Cinética Lab!
10/05/2024
A experiência do usuário deveria ser uma preocupação de todas as empresas, especialmente daquelas que possuem plataformas online ou produtos digitais e que estão investindo em transformação [...]
Leia mais10/05/2024
A internet 5G será responsável por uma nova onda de revolução digital no mundo, incluindo o Brasil. A evolução da qualidade da internet móvel e da rede de dados vai possibilitar a criação [...]
Leia mais10/05/2024
Os/as donos/as de empresas de pequeno e médio porte podem ganhar mais produtividade com a implementação de tecnologias em suas operações. Segundo o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às [...]
Leia mais